F.A.Q.

É um plataforma criada para pessoas criativas e talentosas, que desenvolvem algum produto em sua casa e que tenham interesse em oferecê-lo a outras pessoas em sua região. Com isso, incentivamos o consumo local de produtos produzidos por esses microempreendedores(as) regionais.


MooLe é a junção de duas palavras: mundo + local; relaciona-se com a proposta de pensar de maneira global, porém agir localmente, para que se desenvolvam economias regionais sustentáveis, assim como a responsabilidade na exploração e utilização dos nossos recursos naturais.


Fazendo o login no MooLe você poderá:

- criar um perfil de microempreendedor(a) local e cadastrar as informações do seu negócio;

- cadastrar os produtos que você deseja oferecer em seu gerenciador de perfil;

- anunciar seus produtos pra venda ou doação;

- fazer negociações de produtos anunciados no Mercado Local;

- enviar mensagens nas negociações e nos produtos anunciados pelos microempreendedores(as) locais;

- avaliar suas negociações realizadas;

- pesquisar produtos.


Com o objetivo principal de aproximar microempreendedores(as) locais e consumidores em potencial, o MooLe vem a ser uma plataforma onde consumidores poderão negociar diretamente com os microempreendedores(as) de sua região.

O MooLe não interfere em nenhuma etapa da negociação entre pessoas e microempreendedores(as) locais. Sempre que você estiver interessado em um produto anunciado, deverá iniciar uma negociação com o microempreendedor(a) anunciante através de um pedido.

A conclusão das negociações, os meios de pagamentos, as entregas, ficarão sob a responsabilidade das pessoas envolvidas na negociação. O MooLe somente disponibiliza as ferramentas que auxiliam essa comunicação, oferecendo uma plataforma que melhor atenda às necessidades de consumidores e microempreendedores(as).


O MooLe é destinada a todas as pessoas e microempreendedores(as) que queiram anunciar seus produtos na plataforma, seja para venda ou doação. Também poderão participar aqueles que desejarem somente buscar por produtos ou microempreendedores(as), não tendo a obrigação de ser um anunciante.

Não é permitido participar pessoas jurídicas que não estejam enquadradas como Microempreendedor(a) Individual - MEI, ou seja, não estão aptas a participar pessoas jurídicas com faturamento acima do exigido por lei dessas figuras jurídicas. Saiba mais.


A plataforma é destinada para produtos feitos de maneira artesanal, respeitando os princípios ecológicos, agroecológicos e de sustentabilidade.

Não pode ser anunciados, nem cadastrados no seu perfil, aqueles destinados à revenda, e que estão em desacordo com os Princípios e Termos do MooLe; necessariamente o produto deverá ser produzido pelo microempreendedor(a) em seu estabelecimento.

Anúncios servem para que seu produto esteja visível em seu perfil, e que possam ser negociados no Mercado Local. Lembrando que se você somente cadastrar um produto em seu perfil e não anunciar, somente você poderá visualizá-lo em seu perfil e não vai estar publicado no Mercado Local.


A pessoa que preencher o cadastro completo, e que tiver um produto cadastrado em seu perfil, já pode anunciar seu produto no Mercado Local do site. Com opções de postar fotos, realizar a descrição do produto, o prazo que estará disponível o anúncio, entre outros. Esses produtos anunciados poderão ser destinados para venda ou doação.


Caso haja interesse pelo produto anunciado, você tem que dar início a uma negociação com o microempreendedor(a) anunciante, realizando um pedido. Caso você tenha uma dúvida antes de realizar seu pedido, você tem a opção de enviar mensagens através do anúncio do produto, a fim de esclarecê-las.
Saiba mais em Como anunciar.


1) Primeiramente você deverá realizar o login no site com o cadastro completo;

2) Visite o Mercado Local, onde os produtos estão anunciados;

3) Em seguida clique no botão "Detalhes" do produto anunciado;

4) Acima, no lado direto, clique em "Fazer pedido";

5) Por último descreva as informações solicitadas;

6) Agora basta enviar e aguardar a confirmação do seu pedido pelo microempreendedor(a) local;

7) Por fim, após realizado o negócio, finalize a negociação e deixe sua avaliação.


Após aberta a negociação, o microempreendedor(a) anunciante tem até 24h para confirmar o seu pedido. Se você for o microempreendedor(a) anunciante, você deve confirmar o pedido e combinar, se necessário, os detalhes que faltam para concretizá-lo.

Todas as negociações em que você for parte, vai aparecer em seu gerenciador de conta em "Negociações", e lá você poderá acompanhar seu status.

Você poderá entrar em contato com o microempreendedor(a) local através de mensagens diretamente no anúncio do produto ou na negociação em aberto.

O MooLe não interfere em nenhuma etapa da negociação. Será de inteira responsabilidade dos envolvidos nesta o conteúdo, bem como mensagens e comentários decorrentes dessa negociação.


O site conta com um sistema de avaliação para microempreendedores(as) e consumidores. É através deste que a pessoa cadastrada no MooLe deve fazer uma breve avaliação, e deixar seu comentário sobre a negociação realizada com o microempreendedor(a) local.

Microempreendedores(as) anunciantes também avaliam as negociações realizadas com seus clientes.

Esse sistema de avaliação e os comentários daqueles que negociaram com o microempreendedor(a), formarão uma base para que você possa, em seu julgamento, escolher dentre os microempreendedores(as) na sua região que queira negociar. É considerado um microempreendedor(a) local a partir do momento que você cadastrar um produto em seu perfil.


O sistema de avaliação funciona através da escolha do número de estrelas, ou seja, de acordo com o número de estrelas escolhidas, será o nível de aprovação que você dará para o microempreendedor(a): 1 estrela: ruim; 2 estrelas: regular; 3 estrelas: bom; 4 estrelas: muito bom; 5 estrelas: excelente. Saiba mais.


Usuário: qualquer pessoa que deseja participar no MooLe, seja como Participante ou Microempreendedor(a) Local.

Participantes: são pessoas cadastradas no site que tenham interesse nos produtos anunciados pelos microempreendedores(as) de sua região, ou seja, colaboram com o desenvolvimento do mercado local.

Microempreendedor(a) Local: são pessoas que produzem algo e que desejam anunciar seus produtos no site.


O site foi criado para aproximar microempreendedores(as) de seus clientes em potencial, assim como fomentar o desenvolvimento do consumo de produtos locais. Sendo assim, a utilização da plataforma para negociações e anúncio de produtos é totalmente gratuita.



Ainda tem dúvida?

Mesmo lendo as perguntas sugeridas você ainda continua com dúvida. Entre em contato conosco que vamos te ajudar.